terça-feira, 29 de novembro de 2011

Essa tal de etiqueta na web


À noite costumamos devanear uma ou duas horas ao telefone entre assuntos mais ou menos bobos: sobre o dia, sobre o passado, sobre o futuro e o que achamos de tudo isso. Muitas vezes a gente fica conversando sobre coisas de comunicação e é um preço que se paga quando se arruma um namorado que estuda/trabalha na mesma área que você. C’mon.

Dia desses ficamos devaneando um pouco sobre a tal da imagem pública. Ou melhor, sobre a imagem pública na internet e essa tal de virtualidade mais real do que nunca. E, convenhamos, não tem mais essa de delimitar vida virtual e vida real. A minha vida na internet é uma face de mim como todas as outras também são. Assim como o que eu falo, como o que eu escrevo, como o que eu penso... Todas essas coisas fazem parte de mim.

(A gente também fica mais próximo de quem a gente nunca imaginou ficar.)

Li a alguns milhões da anos atrás, na época que eu frequentava o fotolog, a história das ‘Três peneiras de Sócrates’. Seguinte:

Um homem foi ter com Sócrates para lhe contar algo que julgava ser do interesse do filósofo:
- Quero contar-lhe uma coisa sobre um amigo seu.
Mas antes de o ouvir, Sócrates quis saber se a história passava nas três peneiras: a peneira da verdade, a da bondade e a da necessidade. Deste modo, Sócrates perguntou:
- Tens a certeza de que o que me vais dizer é verdade?
- Bem, foi o que ouvi outros contarem. Não sei bem se é verdade.
- O que me vais contar é algo bom?
Envergonhado, o homem respondeu:
- Devo confessar que não.
- E o que me tens a dizer sobre o meu amigo é mesmo necessário? Eu preciso mesmo saber?
- Na verdade, não.
O sábio filósofo disse-lhe então:
- Se o que me queres contar não é verdadeiro, nem bom, nem necessário, é melhor que o guardes só para ti.

Mesmo fazendo alguns ‘bons século’, essa história pode guiar muita gente nos dias de hoje. Na vida, seja em que esfera ela esteja sendo vivida.

Muita gente criticou e se tornou avessa àquele pessoal que usava as redes sociais para avisar pra todo mundo sobre a INCRÍVEL batalha que tinha enfrentado no banheiro ou que ia alí, beber água.

Talvez por essa oposição, tenha começado um novo jeito de agir muito peneirado, menos pessoal e mais polido.

E nessa esfera, algumas pessoas andam tão delicadas, educadas e elegantes quanto um perfil institucional.

Ilustração: Luiz Gonzaga

terça-feira, 11 de outubro de 2011

De cara nova

Txanran!

Nota: estou quase tendo um treco de tanta felicidade. Gonzaguinha fez esse topo novo para mim e achei a coisa mais linda desse mundo!

O que acharam? :)

terça-feira, 4 de outubro de 2011

O Chuá em nuvem

Passeando pela web, achei o Tagxedo, uma ferramenta bem bacana para criar uma nuvem de palavras. O site, oferece uma série de opções, como mudar a fonte, o formato, a quantidade de plavras, as cores.. São muitas opções!

Daí, resolvi colocar o Chuá pra ver no que dava:



Se não conseguir visualizar, clique aqui.

Pelo site, da pra saber quais as palavras que mais se repetem. No caso desse bloguinho, foram:

que (434 vezes), compartilhar (126 vezes), não (208 vezes), por (168 vezes), para (111 vezes), se (138), um (137), da (133) e eu (114).


Procurando as palavras que achava mais bacana, o resultado foi esse:

vida (41 vezes), dia (48 vezes), mundo (28 vezes), ele aparece um pouco mais que ela (48 x 45 vezes), tudo (33 vezes), momento (18 vezes), melhor (20 vezes), agora (22 vezes), nunca (24 vezes), comunicação (12 vezes), bem (31 vezes), talvez (15 vezes), amigos (15 vezes), sempre (17 vezes), sentido (13 vezes), trabalho (12 vezes), verdade (10 vezes), respeito (8 vezes), conhecimento (5 vezes)

Acho que com essa experiência deu pra aprender um pouquinho. Sobre o que eu  escrevo aqui? A vida, o mundo, o dia? O momento, o agora, o nunca? O talvez e o sempre?

Pra falar a verdade, quando resolvi criar o blog, tentei encontrar um motivo, mas não me saí lá muito bem. Depois mudei o bloguinho de nome, de cara, de estilo. Foi o que aconteceu comigo, só que eu mudei por dentro: da cabeça e do coração.

Gosto de vir aqui, ler, lembrar, refletir. Mais do que qualquer coisa, esse é meu cantinho. Quem vem de bem é muito bem vindo.

domingo, 2 de outubro de 2011

Como formar 4 bandas totalmente diferentes com apenas 9 músicos?

Era uma vez uma tarde de domingo totalmente ocioso...


Quer saber mais?

• Dos nove músicos, três são irmãos: Gonzaga, Yuri e Ygor e um é primo, o Daniel;
• A banda de forró pé de serra, Os Gonzagas, existe desde 2000;
• A The Zombie Shuriken Panda estreou em 2010, no evento Anima Recife;
• Danilo, Waldir e Alvino já foram integrantes da extinta banda de anime songs Onigiri;
• A banda cover dos Mamonas Assassinas ainda não se apresentou (chamem!);
• A banda Cinco surgiu em 2009 e foi vencedora do Festival Discover

Na web:

Os Gonzagas tocando o tema de Super Mario Bros



Show da banda The Zombie Shuriken Panda no IV Okinawa - Everlasting




Banda Cinco tocando O Vencedor na 2ª eliminatória do Festival Discover



Matéria com Os Gonzagas: Repórter Junino // Banda da Capital investe em forró diferenciado

Até mais! :D

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

"O Captain! My Captain!"

Carpe Diem

Ouvi muitas vezes essa expressão nas aulas de literatura nos tempos da escola que se tornou célebre por carregar esse sentimento de aproveitar o dia. Em Sociedade dos Poetas Mortos (1989 - um ano antes do meu nascimento), o professor Mr. Keating revoluciona dentro de uma escola bem tradicional. Os alunos aprendem a lutar, questionar e a pensar livremente. Ele sussurrava: "...Carpe Dieeeem...".

Bom, eu não tive um Mr. Keating na minha vida, mas sem dúvida, nunca quis que ela seguisse os padrões apenas por seguir. Quis e quero dar sentido a ela. Mas, o que é aproveitar o dia? Seria fazer tudo como se não houvesse amanhã?

Não. Nunca acreditei nisso. Nunca vi sentido nos meus colegas/amigos/conhecidos que só faltavam ferrar com a própria vida em nome desse "aproveitar o dia". Eu sentia que deveria viver minha vida da forma que eu mais me sentisse bem. Se não gosto da cobrança do mundo, o que dizer dessa auto cobrança? Talvez eu realmente não devesse me preocupar em seguir o ritmo dos outros. Me faz bem mesmo é ter consciência limpa.

Eis que eu tive a sorte de ler as palavras de uma certa pessoa, aquele que soube descrever todos os meus questionamentos. Um gênio (!) que soube colocar em palavras uma descrição perfeita das vidas de todos os seres humanos.


"Não existe meio de verificar qual é a boa decisão, pois não existe termo de comparação. Tudo é vivido pela primeira vez e sem preparação. Como se um ator entrasse em cena sem nunca ter ensaiado. Mas o que pode valer a vida, se o primeiro ensaio da vida já é a própria vida? E isso que faz com que a vida pareça sempre um esboço. No entanto, mesmo esboço não é a palavra certa porque um esboço é sempre um projeto de alguma coisa, a preparação de um quadro, ao passo que o esboço que é a nossa vida não é o esboço de nada, é um esboço sem quadro."
(Milan Kundera)

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Como assim? Os blogs estão gripados?

Imagina você descobrir que um dos seus blogs preferidos amanheceu gripado.



Hoje fui dar uma olhadinha rotineira no blog Não Salvo e eis que encontro Nosso Senhor Jesus Cristo – o mascote do blog – gripado! Isso mesmo, gripado, de nariz vermelho, com lencinho na mão e termômetro na boca! Como assim, Bial?

No post ele explica que pegou gripe de outro blog, o Sedentário&Hiperativo que, só por esses dias, vai se chamar #Gripado&Hiperativo. Este último pegou gripe com o Kibe Loco, ou melhor, Kibe Roco!




Toda essa “contaminação” faz parte de uma campanha do Vick Pyrena, criada pela agência Africa, com o mote “a semana em que a internet vai ficar gripada”.

Segundo o site Meio & Mensagem, outros portais e blogs também irão participar da campanha, como Yahoo, Terra, iG, Clima Tempo e R7. Já os visitei, mas até agora não vi nada. Bom, vamos ficar atentos!

Achei a ação muitíssimo bacana, capaz de despertar a curiosidade dos leitores que normalmente não curtem muito posts de “publicidade”. Dessa vez a coisa foi muito mais além e, pelo que vi, agradou! Parabéns pela criatividade :)

Fonte

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

“Para um melhor início de vida comece a tomar refrigerante mais cedo!"


Tradução: “Para um melhor início de vida comece a tomar refrigerante mais cedo! Quão cedo é cedo demais? Nunca é cedo o suficiente. Testes de laboratório nos últimos anos têm provado que bebês que começam a beber refrigerante durante seu período de formação inicial têm uma chance muito maior de conseguirem ser aceitos durante aquela estranha época adolescente e pré-adolescente. Então, faça um favor a você. Faça um favor a sua criança. Inicie para ela um regime rígido de refrigerantes e outras bebidas açucaradas gaseificadas agora mesmo, para uma vida cheia de sucesso garantido”.

Segundo a Lola (do blog Escreva Lola Escreva), esse é um anúncio dos anos 50 de uma marca de refrigerantes que tentava convencer os pais de que oferecer refrigerante aos filhos era...saudável! Anúncio inimaginável nos dias de hoje.


quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Arruaceiros não merecem o meu respeito

Hoje à noite presenciei algumas cenas que me deixaram assustada e revoltada. Eu estava no Terminal de Integração do Varadouro (aqui de João Pessoa) esperando meu ônibus para enfim, após um dia cheio de trabalho e universidade, poder voltar para casa e descansar. Um grupo de uns 20 meninos e umas 4 meninas chamavam a atenção da maioria das pessoas que estavam no local. De bermudas, chinelos, bonés e correntes penduradas no pescoço, os indivíduos do grupo falavam alto e dançavam ao som de algum forró de plástico que tocava naqueles carrinhos que vendem DVDs piratas do lado de fora da integração. Mas tudo bem, apesar da presença incômoda, estavam no direito que lhes cabia.


Apenas até esse momento. Eles ocupavam os dois lados de uma rampa por onde transitam várias pessoas dentro da integração e eis que por ela passa um casal de homossexuais (não tenho prova de que fossem, mas tudo indicava que eram) e começaram as ofenças. A cena não durou nem 15 segundos, mas foi o suficiente para doer em mim, que assistia de longe. Soltaram palavras ofensivas ao casal e um dos membros do grupo (embora estivesse muito mais para ‘gangue’) chegou a dar um soco nas costas do homossexual. Depois disso, passou por eles um “punk” (obviamente estou falando apenas do estilo de se vestir) e, novamente, soltaram palavras ofensivas e vaias.


Eis que meu ônibus chegou e a gangue (vou me referir assim agora) começou a se movimentar. Fiquei com medo de que fosse subir no mesmo ônibus que eu, mas não, ficaram do lado de fora gritando. Quando o ônibus estava de saída, um deles pulou e meteu uma mãozada na lataria do ônibus. Ouvi o cobrador explicar que mais cedo a gangue tentou pular a roleta, mas que ele havia chamado a polícia que os colocou para fora do ônibus. Por isso a gangue de arruaceiros estava toda ouriçada. O cobrador pareceu ter se arrependido e passou a viagem toda se queixando de ter tomado aquela atitude porque “é melhor perder a moral do que a vida”. Retaliação feelings!


O que eu penso? Que independente que classe social, cada pessoa possui uma índole e é ela que diferencia cada um de nós. É ela que nos orienta a fazer coisa boas, corretas, éticas ou seguir pelo lado das coisas erradas, sujas, violentas. Vai ser difícil dobrar meu orgulho e me fazer algum dia entender o trabalhos dos defensores dos direitos humanos quando esses direitos são aplicados à arruaceiros cheiradores de cola que não têm caráter, arrumam briga e não são dignos de viver em sociedade.


Sim, eu estou chateada, assustada, preocupada com minha segurança. Eu não tive (e não tenho) uma vida fácil. Estudei em escola pública, faço universidade pública, não tenho plano de saúde e nada é fácil pra mim. Mas tenho índole, valores e caráter e eles não me deixam seguir por caminhos tão medíocres, quanto mais, contribuir NEGATIVAMENTE para a sociedade em que vivo.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Feliz aniversário, Guinha! :D

Ele era assim...

 

mas só passou a existir na minha vida quando já estava assim, exatamente assim, exatamente nesse dia:

E nem dava pra imaginar o quanto ele era especial! Sabe essas pessoas que parecem ter uma áurea que ilumina por onde passam? Guinha é exatamente assim! Tem um jeito tímido, reservado como quem guarda o melhor de si somente para os melhores.

Guinha possui tantos talentos, que eu não conseguiria enumerá-los.

Porém, o que mais me encanta é o talento de não ser vaidoso.

Tem amigos muito especiais que se gostam mutuamente. Com toda “manolagem” do mundo, a amizade deles é verdadeira e é bonita de se ver.

E a família?! A mais linda que eu já vi.




“(...) Chamei-os de tesouros não por tocarem, ou cantarem, ou ganharem o festival, mas sim, por serem quem são, pelo que enriquecem minha vida. E esse tesouro cresce sempre cada vez mais com os amigos que eles fazem - como sabem escolher os amigos..... Aos quais tenho todo prazer em abrir minha porta e disponibilizar espaço para eles. É e será sempre um prazer ter os amigos dos meus filhos em casa conosco. (...)”
Li isso da sua mãe e fiquei emocionada com o coração sorrindo :)

Eu só desejo que você continue sendo muito feliz, carregando esse sorriso por onde quer que você vá. Desejo que esse seu jeito contagiante de menino nunca desapareça e que continue agradecendo todo dia à Deus pela sua família maravilhosa e pelos amigos que Ele te deu. É um prazer indiscritível poder fazer parte da sua vida!

Um beijo e feliz aniversário, xuxu =*
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...