quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O Cubo mágico do Diversitá

Cubo mágico e comunicação. Você consegue fazer alguma ligação? Ricardo Oliveira, o Diversitá, fez uma analogia impecável na sua palestra intitulada "Narrativas transmidiáticas: a comunicação cubo mágico", ministrada hoje (ou ontem?) na UFPB para os alunos de Comunicação Social. Ele começa falando sobre o Tio Rubik, que, enquanto apreciava o um dos maiores rios da Europa, o Danúbio, teve a fantástica idéia de criar o engenhoso cubo mágico.

Mas então, cubo mágico e comunicação? Ricardo explicou que a publicidade pode ser dividida em três momentos. O primeiro, onde a forma assemelha-se a de um quadrado, onde toda a informação está ali, direta e mastigada para quem quiser ver, sem a necessidade de excitar o consumidor. O segundo momento da publicidade teria a forma de um cubo 3d, onde a mensagem tem vários lados, que são os meios onde ela pode ser veiculada, contudo é estática e ainda não estimula o consumidor a interagir. Já o terceiro e atual momento da publicidade é como um cubo mágico, onde a variedade de faces é extremamente maior, o que o torna muito mais dinâmico, através das - nem tão - novas mídias, principalmente as mídias sociais.

“Você não pensa linearmente, então por que a comunicação deveria pensar assim?”, o jornalista Ricardo empolgou toda platéia abarrotada de estudantes das várias habilitações do curso de Comunicação Social da UFPB, principalmente de Relações Públicas, passeando por uma temática bastante atual e de grande importância para quem pretende se inserir na comunicação da web 2.0.

Ricardo ainda explorou e transmitiu o conceito de transmídia, onde o foco deve ser na experiência e, substancialmente, deve conter, por exemplo, espalhabilidade, continuidade, imersão, narrativas, construção de mundos e subjetividade. De forma bastante dinâmica, o blogueiro trouxe à platéia alguns exemplos de campanhas transmidiáticas atravéz de newgames, apps sociais e multiverso complexo.

Com muitas outras abordagens, Ricardo envolveu todos os presentes, e particularmente, aguçou ainda mais a vontade que nutro sobre a comunicação social, especialmente, pelas mídias digitais. Contrastando com o conhecimento que adquiri a partir de algumas leituras e experiências, Ricardo Oliveira traz um olhar dinâmico e fundamentado de quem atua potencialmente nessa área, fazendo com que o horizonte que começo a enxergar se expanda com muito mais embasamento.

Ainda sou “ferinha” no curso de Relações Públicas da UFPB, mas foi um ótimo começo assistir palestras como as de hoje, que contaram ainda com Fábio Albuquerque e Érica Chianca, seus temas interessantíssimos e bastantes pertinentes, assunto para futuros posts!

6 comentários:

  1. Poxa, nunca ganhei um review assim de uma palestra minha, muito bacana. Obrigado! Só corrige aí no ultimo paragrafo: Fábio Albuquerque, até onde sei, nao tem Ricardo no nome =)

    abs!

    ResponderExcluir
  2. Ops.
    Devidamente corrigido =p

    De nada, e muito obrigada por ter ido lá na UFPB COMpartilhar um pouco do teu conhecimento com a gente =)

    ResponderExcluir
  3. É um orgulho prá mim como mãe, ler estas postagens de Amana. Ela é modesta, mas escreve muito bem!

    ResponderExcluir
  4. oieeeeeeeeee
    axei se blog hiper legal...
    hummmmmmmmmmmmmmmmm
    tomara ki eu xegue lá um dia e u meu fiki assim maneiro ki nem u seu...

    ahhhh to seguindo viwwwwwwww
    xauzin
    xerossssss

    ResponderExcluir
  5. Pri... Obrigada!

    Obrigada Mamis também. É engraçado, as vezes eu esqueço que vc lê as coisas que eu escrevo =)

    Gimi! Que suspresa sua visita! Fico feliz por ter gostado. Abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...